
O QUE É HAPKIDO?
O termo Hapkido foi oficializado em 1959, e significa:
HAP = União / Harmonia
KI = Energia Interior
DO = Caminho Espiritual
O Hapkido é uma arte marcial coreana especializada em defesa pessoal, e aprendizado de técnicas de socos, chutes, rolamentos, escapes, esquivas e torções, além de englobar técnicas com armas diversas como bastões, espadas, bengalas, facas, leques e também ensinas seus praticantes a auto defesa com praticamente qualquer objeto.
Além de técnicas de luta, o faixa preta em Hapkido é um Terapeuta, pois o Hapkido tem em seu treinamento o conhecimento de pontos de acupuntura e massagem, pontos que são utilizados em técnicas de imobilização causando muita dor no adversário, mas que também são utilizados em tratamentos e terapias.
PRINCÍPIOS FILOSÓFICOS DO HAPKIDO
O Hapkido como qualquer outra arte marcial oriental, não se fundamenta somente em socos e pontapés, pois abrange vários princípios filosóficos, que o torna verdadeiramente um formador de caráter e de princípios morais dos indivíduos.
O Hapkido obedece a três principios essenciais:

YU (Água)
A água tem como característica principal a adaptabilidade e a fluidez, por isso o poder de adaptação da água é muito grande. Basta colocarmos a águam em um copo que imediatamente ela vai se adaptar, da mesma forma, ao colocarmos dentro de uma garrafa. Assim o hapkidoísta tem que sser como a água em se tratando do uso das suas técnicas marciais.

WON (Círculo)
Para a prática marcial correta do Hapkido é necessário utilizar os movimentos circulares. O bom uso do círculo vai fazer o hapkidoísta um aplicador das leis da física que envolvem forças centrífugas e centrípetas, sempre redirecionando a energia do oponente.

WHA (Harmonia)
O praticante do hapkido tem que se harmonizar consigo e com o universo que o cerca. Ao adentrar nos princípios naturais do universo de forma plena, o hapkidoísta poderá interagir dentro dele, e assim aplicar com facilidade as suas técnicas marciais.
Somente a parte técnica do Hapkido o deixa sem objetividade. Sua aplicabilidade somente fundamentada na atividade física, o coloca em destaque estético, mas não dentro dos objetivos pretendidos por esta arte marcial para o bem da sociedade. O Hapkido é uma arte marcial e não somente uma luta marcial, cuja essência é somente a belicidade.
Dentro dos princípios da espititualidade o Hapkido apresenta:
-
Sincronia com a natureza
-
Sincronia com o ambiente
-
Espírito de aventura
-
Consciência
-
Ética
Ao seguir estes princípios de cunho filosófico e espiritual, o hapkidoísta vai atingir estágios que são de suma importância para o seu desenvolvimento psicobioespiritual marcial:
-
Amor à natureza (oanteísmo)
-
Humildade
-
Coragem
-
Paciência
-
Força interior
-
Bravura
-
Fidelidade
-
Vontade de obter constantes conhecimentos
-
Moral
-
Gratidçao
-
Modéstia
Seguindo estes princípios filosóficos dentro da parte física no Hapkido teremos:
-
Força interior
-
Equilíbrio
-
Dosagem da força
-
Precisão da técnica
-
Controle da respiração
-
Concentração no olhar e através dele
-
Agilidade e flexibilidade
-
Dosagem de velocidade
-
Controle da distância
-
Desenvolvimento gradativo das mãos e pés
Os principais objetivos do Hapkido como formador do caráter e da moral são:
-
Cortesia
-
Horna
-
Lealdade
-
Integridade
-
Respeito
-
Auto controle
-
Perseverança
Cabem aos hapkidoístas lembrarem que o Hapkido não é composto somente de socos e chutes, mas que esta arte marcial é um caminho de vida, que tem como essência a formação holística do ser humano e da sociedade.